Translate this blog!

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Dança com o Jarro

Texto revisado e reescrito em 02/09/2018


Antes de falarmos sobre a dança do Jarro, precisamos saber que o jarro é apenas mais um elemento cênico da cultura árabe, assim como o bastão, o lenço, o cesto... Existem, por exemplo, danças marroquinas que utilizam o jarro, além das danças egípcias fallahi e ghawazee. Porém, nesse artigo, vamos falar do jarro no contexto egípcio da dança fallahi (que é o que estamos mais familiarizados).

Nenhuma mulher, fica à beira do rio Nilo dançando e cantando ao buscar a água, não da maneira que costumamos ver por aí nos palcos, ao contrário de um dabke libanês típico, que ocorre normalmente em suas comemorações. A dança fallahi com o jarro é uma representação de uma parte da cultura egípcia, ligada ao rio Nilo. Não é folclore, mas a representação de uma parte da cultura mais rural. Essa história começou com um bailarino chamado Mahmoud Reda, que começou a levar para os palcos parte da cultura árabe, representando assim, muito do seu cotidiano:


Ao se representar a Dança Fallahi com o Jarro, pode-se fazer uma ligação ao elemento água, com a bailarina representando e interpretando a rotina das camponesas, que caminhavam de sua casa até o rio em busca de água, onde descansavam, refrescavam-se, pegavam um pouco de água em seus jarros e retornavam. Todos os movimentos da dança estão ligados a este fato que deve ser lembrado sempre que for dançar. É um momento de alegria e felicidade, sempre de forma muito alegre e solta.


Dentro dessa dança, utiliza-se um vestido bem largo e, geralmente, colorido e o ritmo costuma ser o fallahi, que é um maksoum modificado, mais acelerado (ritmo árabe dos camponeses egípcios - dum kaka dum ka - pode ter variações) e binário e os gestos representando banho, brincadeiras e sede, aliados ao charme, aos passos simples, saltitantes e alegres e à felicidade de estar desfrutando de um rio fértil.

Prefiro os jarros de cerâmica, apesar de serem mais pesados, e com alça para melhor segurá-lo, mas é possível utilizar de plástico e sem alça. O figurino é sempre um vestido bem rodado até o pé com mangas compridas ou não de estampa lisa, listrada ou com motivos geométricos ou florais. Procure sempre pensar no que as egípcias camponesas costumam usar no cotidiano.

Desconheço Dança com o Jarro dançada por homem, já que eram as mulheres as encarregadas de buscar água e cuidar do dia-a-dia da casa. Mas, acompanhá-las na dança fallahi, ok...


Se possível, ao escolher sua música pro jarro, procure saber a letra, caso seja cantada. Use aquelas em que exaltam seu país ou falam de seu cotidiano, pois são contagiantes e representam a alegria de um povo. É preciso habilidade, equilíbrio e boa expressão facial, pois é uma dança teatral.

Eu sou suspeita ao falar de jarro pois uma vez que passei a dançá-la, me apaixonei e tenho muito carinho por essa dança. Espero que vocês também se apaixonem por mais essa faceta desse povo tão rico! Aqui, é o meu vídeo, em que tirei terceiro lugar como amadora no Mercado Persa 2006... acho que representei nele mais ou menos o que quis dizer nesse texto. Hoje, minha dança está um pouco mudada, mas a essência é a mesma:


Observação: a música acima, que é exaustivamente usada para dança com jarro, também costuma ser usada para ghawazee. Por quê? Porque alguns egípcios a consideram ghawazee, outros fallahi... às vezes fica difícil, né?!

Importante relembrar que a Dança com Jarro nada mais é que uma dança fallahi, portanto, os passos básicos são do fallahi.


Fontes: Anotações pessoais de aula com Maira Magno, Melinda James.

Bauce kabira,
Hanna Aisha

3 comentários:

  1. Hanna,

    Põe aí seu vídeo de jarro tão lindo!!! Se precisar acho que eu ainda devo ter aquele dvd.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Muito legal teu texto, Hanna! ;)
    Vou compartilhar na minha página do face e com minhas alunas, ok?
    Bauces!
    Morgan

    ResponderExcluir