Translate this blog!

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

A injustiça de concursos

O que eu vejo de gente reclamando da injustiça de concursos, não tá no gibi! Mesmo acompanhando ou tendo participado de vários por aí, continuo adorando concorrer. Na verdade, toda vez que participo de um, eu digo "Esse foi o último", mas não adianta, sempre aparece mais um novo pra me tentar...

Eu gosto de participar de concursos porque costuma ser uma oportunidade para estudar, para treinar, para testar meu senso crítico. Já senti raiva, alegria, satisfação, insatisfação, nervosismo, tranquilidade, já xinguei muito os jurados, a organização, a mim mesma. Mas não adianta: o nervosinho dos minutos antes de entrar no palco são uma delícia! Serei eu masoquista?

Eu sei, eu sei que concurso pode ser injusto (não diria que é na maioria das vezes) ou até roubado; que as pessoas realmente talentosas podem perder e isso é o motivo o qual muita gente não gosta de participar de concurso... sim, eu entendo, já vi muita coisa! Mas gente, não adianta: jurado pode errar sim, mas pense que é difícil julgar em 3 minutos vários quesitos ao mesmo tempo; dar nota baixa pra alguém que você goste ou nota alta para alguém que você não goste tanto do trabalho, mas que naquele momento estava muito bem! Eu passei a entender isso melhor quando fui jurada no MP 2008, na final juvenil.

Mesmo com esse "lado mau", acho impressionante o quanto um concurso, que você pode ter se inscrito sem grandes pretensões podem mudar a vida de uma bailarina. Temos vários exemplos de grandes projeções aqui no Brasil: Hadara Nur, Carlla Sillveira, Téo Versiani, Tufic Nabak... sei lá, vários!!!

Concursos podem ser muito saudáveis sim e ver um concurso de forma muito fria não enriquece, só destrói seu espírito da dança. Fiz amigas, mesmo elas sendo minhas concorrentes! A gente deve torcer para quem foi bem naquele momento e saber reconhecer onde errou (caso tenha perdido o lugar que merecia) sim! O fato de você já estar ali, de forma corajosa, sendo submetida a uma avaliação já é uma vitória para si mesma pois você está se desafiando de verdade, superando obstáculos!

Eu incentivo muito as pessoas a participarem de um concurso, pelo menos, para ver se gosta ou não!

Bauce kabira,
Hanna Aisha

Um comentário:

  1. Gata, tô amando vc blogando, sua lucidez é inspiradora.

    Esse papo é longo né? Eu acho que pra melhorar o nível dos concursos existe uma solução prática e simples: Qualificar e organizar o júri. Podemos tomar como exemplo o cuidado extremo que existe com o júri no festival de joinville, que hoje é o maior festival de dança do mundo.

    Se os jurados tiverem mais qualidade no julgamento, menos injustiças acontecerão e mais pessoas se sentirão estimuladas a participar.

    Participar de concursos é mesmo uma maneira muito eficiente de crescer na dança, por mil motivos!

    Um beijo enooooorme!

    ResponderExcluir