Translate this blog!

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Tarkan

O que esse cantor turco, que não canta músicas para Dança do Ventre, tem que faz a gente delirar?

Aqui uma pequena biografia retirada do site do fã-clube brasileiro:

"Tarkan é um enorme sucesso na Turquia. Seus álbuns vendem milhões de cópias regularmente.

Nascido em Alzey, próximo a Frankfurt, em 17 de Outubro de 1972, Tarkan Tevetoglu cresceu na Alemanha. Em 1986, quando seu pai decidiu voltar com a família para a sua terra natal na Turquia, Tarkan começou a estudar música clássica turca em Karamüsel. Sua família se mudou para Istambul em 1988, onde ele completou seu ensino médio e continuou as aulas de música. Sua estrada para a fama começou quando ele se recusou a voltar para Karamüsel com sua família e decidiu permanecer na cidade e se preparar para os exames de entrada na universidade, em 1990.

O comentário mais ouvido em 1991 é que este foi "O ano do destino". Apto para passar nos exames, e apenas achando pequenos trabalhos musicais, Tarkan estava propenso a voltar para a Alemanha. De qualquer forma, este ano ele conheceu o produtor musical Mehmet Sögütoglu que o contratou pelo seu selo, Istanbul Plak, o que resultou no seu primeiro álbum, em 24 de dezembro de 1992.

Seu álbum de estréia, "Yine Sensiz" (Sem você de novo), vendeu 750.000 cópias. E ultrapassaram um milhão quando foi relançado como CD em 1993. Seu segundo álbum, "A-acayipsin" (Você é única) vendeu mais de 2 milhões de cópias na Turquia e 750.000 na Europa. Esta foi a primeira vez que isto aconteceu com um artista turco.

Em 1994, Tarkan passou um tempo nos EUA para aprender inglês, e foi onde conheceu Ahmet Ertegün (turco fundador da Atlantic Records). Ertergün apoiou Tarkan em sua carreira americana desde então.

Em 1997, após uma intervalo de três anos, Tarkan lançou seu terceiro álbum em turco Ölürüm Sana (Eu morreria por você) e os shows que o seguiram lotaram o Hipódromo em Londres, o Bataclan em Paris e o Arena em Berlin. Este álbum quebrou todos os recordes de venda na Turquia. Ele vendeu 3.500.000 de cópias. Quando o single de trabalho "Simarik" foi lançado na Europa em 1999, alcançou o primeiro lugar na Bélgica e o terceiro na França, Suíça e Alemanha. Depois deste sucesso, foi compilado e lançado um álbum para a Europa chamado "Tarkan".

Tarkan ganhou vários prêmios, inclusive o disco de ouro pelo single "Simarik" pela Cannes Midem e Universal Alemã e um World Music Award em Mônaco no mesmo ano pela compilação do álbum "Tarkan". Em 2000, seu álbum "Tarkan" foi lançado nos EUA pelo selo Universal Latina.

Dando continuidade aos seus trabalhos em turco, em 2001 lançou o CD "Karma" e no verão de 2003, "Dudu" (Mulher), fortalecendo sua popularidade no mercado nacional.

Ele foi a face da Pepsi na Turquia e o mascote oficial da Seleção Turca de Futebol durante a Copa do Mundo de 2002. Ele também lançou sua própria fragância: "Tarkan", no início de 2004.

Durante 1999-2000, ele ficou relativamente em silêncio fora da Turquia. E durante este "recesso", muitos artistas fizeram versões covers da sua música "Simarik", inclusive Stella Soleil nos EUA e Holly Valance na Inglaterra.

Ele quebrou seu silêncio em 2006 com "Come Closer", seu tão esperado primeiro álbum em inglês, criando uma nova geração de fãs fora da Turquia, desde a era de 1999.

Em termos de vendas e popularidade, Tarkan é a maior estrela da última década na Turquia, espalhando seu sucesso através do mundo. Suas músicas se tornaram referência para a nova música pop turca e sua imagem é sinônimo de sucesso para todos os tipos de propagandas.

Ele é o primeiro megastar turco."

Para quem quiser saber mais:

http://www.tarkanbrasil.com.br/
http://www.tarkan.com/

Esse é meu vídeo e música preferidos:


Bauce kabira,
Hanna Aisha

4 comentários:

  1. O que é que ele tem? Além de ser bonito, charmoso, sensual, sexy, dono de belos olhos, aparentemente simpático, corpo perfeito, voz igualmente sensual...

    É, não sei o que ele tem... rsrsrs ^^

    ResponderExcluir
  2. Oi!

    Já vi alguns vídeos do Tarkan, ele arrasa!
    É lindo e canta muito.

    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  3. As músicas dele são muito boas, ele é lindo, cheio de carisma e com um BELÍSSIMO par de olhos! Para nós brasileiros as músicas dele podem ser um pouco difíceis de serem apreciadas, até porque não estamos acostumados com esse ritmo mas para cantores como ele devemos dar uma chance e ter um pouco de paciência com as músicas... de qualquer forma ele é dono de uma voz espetacular!! O descobri a pouco tempo mas já sou encantada com as músicas! =)

    ResponderExcluir
  4. Sabem dizer onde posso saber a tournée de Tarkan em 2023

    ResponderExcluir