Translate this blog!

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Uso dos diferentes véus

Não é novidade o surgimento de véus cada vez mais diferentes: fan veil, malabares, fitinha, até pluma. Duas grandes novidades no Brasil que superaram o tradicional véu de crepe foram o véu Wings trazido pela Hayat el Helwa e o véu de seda pela Lulu Sabongi, ainda nessa década que acabou de passar... O véu de seda tornou-se o xodó de todas e creio ser o preferido até hoje, a ponto de iniciante querer usar sem nem saber fazer o oito direito. A finalidade desse post é apresentar os diferentes véus e que é possível fazer trabalhos bonitos sem ser só com o de seda.

Vamos ao nosso já conhecido véu de seda. Aqui, a coreografia apresenta algumas das inúmeras possibilidades de movimentação "etéreas" que estamos acostumadas a ver...


Véu Wings, Hayat el Helwa e suas "El Helwa" da Luxor na época...


Temos com formato meia-lua, borboleta, picotado na ponta, retangular; seda, lamê (que muita gente prefere usar para véu duplo), tule, crepe, organza... Um exemplo de resgate do véu de crepe é o que Shalimar Mattar (SP) tem feito; ela só tem usado esse véu, dançando ou com sua companhia. Ele requer um pouco mais de jeito/força e os efeitos sinuosos que o de seda oferece não ocorrem tanto. Mas para véu duplo, acho que é o ideal:


O trabalho com véu borboleta, teoricamente, se detém a mantê-lo no pescoço como véu Wings; aqui os véus são de seda, bem lindo:


Eu também vi uma coreografia da Adriana D'Ângelo usando as saias como véu, mas eu não acho de jeito nenhum no YouTube...

Caso vocês tenham visto algum outro vídeo de uso com véu diferenciado, posta aqui!

Bauce kabira e Feliz 2011,
Hanna Aisha

2 comentários:

  1. Eu gosto de véu de seda. E ponto. Essas inovações ultrapassam a medida para alguém com um perfil mais tradicionalista como eu.

    ResponderExcluir
  2. Aprendi a dancar com veu de organza, com a medida dos braços abertos, mas AMO véu de seda... tenho vário veus de seda, mas nunca aprendi formalmente a dancar com eles... somente entro, faço uma graça e largo... aprender a evoluir lindamente estilo Lulu é minha meta pra 2011! Tenho dançado com fan veil, tambem na cabeçada, com base em videos... estou de olho nos cursos esse ano, pretendo me aprimorar nisso...
    Sinceramente, gosto de véus independente do material, cada um tem sua beleza como foi bem demonstrado no post!

    ResponderExcluir