Translate this blog!

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Instrumentos mais comuns na DV para taqsim - parte 2

Continuando o post anterior sobre instrumentos, vamos falar sobre a Família do Qanoun e Alaúde, instrumentos de corda muito importantes na música árabe!

O qanun é o mais sensível de todos os instrumentos e acredita-se que tenha sido inventado por um muçulmano chamado Al Farabi.

Movimentos sugeridos: shimmie à vontade, aliado aos acentos e variações de velocidade.

Aqui, o bailarino colocou uns elementos modernos que muita gente pode não gostar, mas quando ele foca no taqsim de qanun, ele faz bem, utilizando também os braços e pequenos deslocamentos, o que torna o shimmie menos monótono:


O alaúde ("al-ud") possui origem muito antiga e desconhecida e é o único capaz de seguir todas as melodias, pois foi construído inspirando-se nos quatro elementos da natureza.

Movimentos sugeridos: Os mesmos para qanun, mas acho que ele ainda é um pouco mais flexível, permitindo mais movimentações. E diria que a expressão pode ser outra pois a intensidade dos dois instrumentos são diferentes.


Mais sobre qanun e alaúde.

Bauce kabira,
Hanna Aisha

3 comentários:

  1. O qanun é o instrumento mais difícil de ler, na minha humilde opinião. Mas eu amo! O alaúde é pura poesia. Pra mim, o melhor vídeo do mundo, de alguém lendo o alauúde, é esse da Fifi: http://www.youtube.com/watch?v=a4iBpMcVehU

    ResponderExcluir
  2. é tanto capricho aqui que eu me esbaldoo! adoro!

    ResponderExcluir
  3. Chuchu, outro vídeo pra compartilhar: a Dina lendo o alaúde.
    http://www.youtube.com/watch?v=stqervROOqA&feature=related

    ResponderExcluir