Translate this blog!

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Trabalho de braços na DV

Post reescrito em 04/01/2021

Teve um tempo que os "braços de natação" da Randa Kamel foram muito utilizados pelas bailarinas. Esses trejeitos de bailarinas internacionais, são naturalmente adotados, de um modo geral. 

Mas todo trabalho de braços, antes de mais nada, necessita de isolamento de suas partes: ombro, cotovelo e punho. Eu ainda adiciono os dedos e o tronco. Em resumo, sabendo isolá-los e tendo consciência dos planos espaciais, o que resta é você trabalhar sua criatividade, dentro do estilo a que você se propõe. Dá para usá-los como moldura, extensão dos movimentos ou em um contínuo.

É comum ver a utilização dos braços um pouco desesperados, muito agitados e extremamente alongados. Me dá a impressão de que a bailarina não tem cotovelo nem punho, parece um "galho" inteiro. Ou sem tônus. De qualquer maneira, estar com os braços sendo utilizados todo o tempo, não é uma ideia tão legal assim, não deixa pausa para a plateia respirar.

Prefiro o equilíbrio. E tenho buscado isso e creio que tenho tido resultados. Gostei muito do trabalho de braços que realizei nessa performance:


A insegurança atrapalha a postura de uma forma geral e isso, claro, reflete nos braços em primeiro lugar porque o foco é quase sempre o quadril. Ou temos insegurança de ousar na leitura ou preocupação com o que os outros irão achar.

Dica: trabalhar com taças ou véu. Com esses acessórios, não há opção, os braços devem ser trabalhados todo o tempo.

Procure trabalhar os braços da maneira que você se sinta mais confortável em fazer, dentro do trabalho que você desenvolve, sem se preocupar muito se está no trejeito da moda ou não. Experimente novos olhares, estude, aprimore e decida o que você gosta mais de fazer.

Bom, de maneira alguma eu poderia deixar de citar uma bailarina brasileira que é conhecida por seu trabalho com braços, Elis Pinheiro:


Bauce kabira,
Hanna Aisha

6 comentários:

  1. Flor, as bailarinas egípcias antigas faziam um trabalho de braço como moldura, principalmente para chamar atenção da expressão. Sinto muita falta disso. Nenhum desses vídeos me supre dessa necessidade. Gostaria de ver menos braços e mais quadril e sentimento. Será que ainda é possível?

    ResponderExcluir
  2. Bailarina brasileira, de um modo geral, não sabe equilibrar as coisas. Claro que posso estar generalizando... o fato é que nem mesmo o trabalho de braços da Elis me convence, talvez por não ser apreciadora de seu estilo. Acredito que braços e quadris precisam entrar num acordo, certo? Excesso de braços e pouca atenção aos quadris (e vice-versa), ao meu ver sugerem descoordenação pura e simples. Um complementa o outro, embora eu acredite que os braços representem 80 por cento da personalidade da bailarina. Os braços de nadador da Randa, por exemplo, é uma marca muito pessoal; quando vejo outra bailarina repetindo o mesmo movimento, soa pesado, não natural. Braço bonito era o da Lucy, em seu auge. Ou da Yasmin Nammu, uma de minhas referências em dança no Brasil (embora não viva mais aqui).

    ResponderExcluir
  3. o que são braços de natação? rsrs

    ResponderExcluir
  4. Muito legais os posts, amiga, leio sempre! Beijos!!!

    ResponderExcluir
  5. Infelizmente tenho visto pouquíssimos workshops que trabalham braços e postura.

    ResponderExcluir