Translate this blog!

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Instrumentos mais comuns na DV para taqsim - parte 3

Nesse post falaremos sobre a Família das Percussões; nela, estão incluídos instrumentos que sugerem movimentos que eu chamo de "secos". Isso significa que, provavelmente, você não fará movimentos fluidos ou ondulatórios.

Já falamos sobre solos de percussão aqui no blog, mas comentando rapidamente, o Derbacke e o Tabel são os instrumentos de percussão mais famosos, apesar dos diversos tipos de pandeiro e snujs estarem também incluídos nessa família.

Os diversos tipos de pandeiro (daff, tar, mazhar, bendir, riq) podem conter ou não címbalos de metal e se agregam ao derbacke para indicar troca de ritmos ou para manter o ritmo base, por exemplo. Infelizmente, procurei com certa exaustão, vídeos de percussão que possuíam um pandeiro solando para mostrar aqui, mas vou ficar devendo. Se alguém tiver algum para indicar, escreve aqui! Mas de qualquer maneira, diria que a leitura é bem parecida com a leitura do derbacke: marcações corporais diversas, shimmie, tremidos. O que esse solo de pandeiro te sugere de leitura?


Os snujs são bastante comuns na música árabe e bem interessantes de serem utilizados como um complemento na dança, principalmente em baladi e, por que não, nas percussões. Mais sobre snujs na Yasmine.

Aqui, Nur (SP) arrebenta neste solo de derbacke:


Bauce kabira,
Hanna Aisha

Um comentário:

  1. ADOREI! esse vídeo da Soraia também muito legal,
    nunca tinha visto. gosto bastante dos snujs, e acho uma pena que poucas bailarinas usem eles, acho tão lindo! mas também sei da dificuldade de tocar e dançar com eles! hehe um beijo!

    ResponderExcluir