Translate this blog!

sábado, 27 de abril de 2013

Tontura e giros: tudo a ver?

O que a Kahina e você, provavelmente, têm em comum?


A chance é grande de que ela não tenha mais, mas ela, com certeza, já teve cinetose, assim como você. E o que é cinetose? Nada mais é que a tontura que se sente após girar ou em movimento, erroneamente chamado de labirintite. Isso lhe soa familiar? ;-)

Tontura é o termo que representa genericamente todas as manifestações de desequilíbrio. As tonturas estão entre os sintomas mais frequentes em todo o mundo e são de origem labiríntica em 85% dos casos. Mais raramente, as tonturas podem ser de origem visual, neurológica, metabólica ou psíquica. O labirinto, também conhecido como ouvido interno, congrega as funções da audição e do equilíbrio. Fica encrustado no osso temporal, um dos ossos do nosso crânio.

A sensação de enjoo ou desconforto provocada pelo movimento é um tipo de desequilíbrio corporal. Essa intolerância ao movimento é chamada de cinetose, e surge frequentemente durante a locomoção passiva em veículos, como lanchas, automóveis, ônibus, trens, aviões ou naves espaciais (aerocinetose). Resulta de um conflito entre as informações sensoriais vestíbulo-visuais (aparelho vestibular é o conjunto de órgãos da orelha interna responsáveis pela manutenção do equilíbrio). Ou seja, a visão e o aparelho vestibular ficam com dificuldade de conversar, ocorrendo um conflito entre o que é visto e o que é sentido.

O tipo de cinetose mais comum é ter o labirinto mais sensível que o normal e não tem uma causa específica, mas pode ser simplesmente genético. O labirinto possui cílios, que enviarão impulsos elétricos para o sistema vestibular codificar. Estes cílios estão imersos em um líquido e se eles são mais sensíveis ao movimento desse líquido, a tendência é você sentir enjoo enquanto uma pessoa normal, não.

Como o equilíbrio é mantido? A manutenção do equilíbrio corporal envolve diversos órgãos e sistemas: labirinto, olhos, pele, músculos e articulações. O labirinto informa sobre a direção dos movimentos da cabeça e do corpo; os olhos informam sobre a posição do corpo no espaço; a pele informa sobre qual parte do corpo que está em contato com uma superfície e os músculos e articulações (sistema proprioceptivo) informam sobre os movimentos e quais as partes do corpo que estão envolvidas com eles. O sistema labiríntico é a central de informações, que recolhe os impulsos de todos os sensores e o sistema nervoso central as recebe para serem analisadas.

Existe predisposição individual e o paciente pode apresentar palidez, sudorese, aumento da salivação e náusea. E, caso se mantenha a exposição ao movimento, podem ocorrer náuseas intensas. O paciente deve procurar um médico otorrinolaringologista, que avaliará cada caso individualmente e prescreverá o tratamento indicado, caso as tonturas sejam frequentes. Um deles pode ser a reabilitação vestibular, que trata de um conjunto de exercícios físicos repetitivos associados a mudanças de hábitos, cuja base terapêutica está ligada à plasticidade vestibular. Os exercícios devem ser indicados por fonoaudiólogos especialistas na área.

Tontura não é doença, e sim um sintoma que pode surgir em numerosas patologias. Tontura é um sinal de alerta, de alarme de que algo não está bem no organismo.

Algumas orientações que podem amenizar a cinetose: sentar-se em posição onde os olhos possam fixar um campo visual mais distante (no automóvel, sentar-se no banco dianteiro, e, no avião, na janela); crianças, devem sentar-se em assentos mais altos no banco traseiro do automóvel, de forma a que possam olhar para frente na janela dianteira; nunca deve-se ler em movimento nem fixar o olhar em nada dentro do automóvel; evitar alimentação prévia a viagens.

Dá uma lida no post da Flora Pitta! Abaixo, um videozinho sugerindo como fazer pirueta, para a gente já ir se acostumando:



Bauce kabira,
Hanna Aisha

3 comentários:

  1. Mas como fazer para não se sentir assim durante dos giros na dança da ventre?

    ResponderExcluir
  2. Oi, Amada!

    Como a Flora mesma diz, é só fixar um ponto e realizar seu giro. Diminui a tontura pois você "mexe menos" a cabeça, deixa ela mais estável.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Zumba é bom para melhorar a tontura e ansiedade alias sou muito ansioso

    ResponderExcluir