Translate this blog!

sábado, 4 de outubro de 2014

Livros sobre dança - parte 4

"De repente a dança" é o e-book da bailarina Nesrine, lançado em parceria com a Central de Dança do Ventre e que pode ser baixado gratuitamente aqui.

É uma leitura muito rápida e simples. Eu pensei que fosse algo mais técnico, mas na realidade, são mais reflexões e pequenas orientações sobre o improviso na Dança do Ventre. Sugestão de leitura para alunas iniciantes perderem o bloqueio para essa experiência futura e para a professora pensar em como aplicar, em sala de aula, exercícios de improviso.

Estou começando a ampliar os exemplos de livro sobre dança aqui no blog para cultura árabe em geral; o que não é ruim, certo?

Então, resolvi também sugerir o livro "Árabes", de Mark Allen, que é inglês, mas que, como diplomata, passou muitos anos em vários países do Oriente Médio. Por conta disso, resolveu reunir num livro suas impressões pessoais sobre o que é ser árabe e sua cultura em diversos aspectos.

Segundo ele, os árabes possuem uma personalidade vigorosa que deriva de um profundo respeito pelo indivíduo e pela moral dentro da comunidade. Família, religião, mulher, arabismo e poder são temas bastante importantes nessa cultura e são apresentados por ele baseados em sua experiência pessoal.

Boa leitura!

Bauce kabira,
Hanna Aisha

Um comentário:

  1. Sobre o livro de Mark Allen nunca é demais lembrar que é o olhar do OUTRO sobre uma cultura diferente. Vejam só, sou nordestina, de Maceió, um dos destinos turísticos mais procurados do mundo (trabalho em aeroporto e sei disso por força do ofício) porém quando vou a São Paulo sempre me deparo com pessoas me perguntando sobre a SECA NA MINHA CIDADE #comassim...no maior litoral do país?
    Obviamente o olhar dele não é o de um curioso, no no mínimo é de um homem culto, mas ainda assim é de um estrangeiro.

    ResponderExcluir