Translate this blog!

domingo, 5 de julho de 2015

Livros sobre dança - parte 5

Finalmente, li um dos livros da bailarina Patricia Bencardini, os quais eu ouço falar, há bastante tempo, de serem uma boa referência no nosso meio. Dessa vez, li e recomendo "Dança do Ventre - Ciência e Arte". É um livro bastante abrangente, que vai tratar, de forma superficial (com sentido), diversos aspectos que envolvem a Dança do Ventre, desde História da cultura árabe até didática em sala de aula, passando por filosofia oriental, modalidades da dança, anatomia e fisiologia.

Eu, particularmente, não curto muito a ideia da Dança do Ventre estar ligada a rituais, Deusa-mãe e arquétipos e ela fala bastante disso no início do livro. Passo a gostar mais do livro quando chega a parte de anatomia e fisiologia, pois ela dá boas orientações quanto à postura e alongamento. Além disso, ela orienta quanto à parte emocional das praticantes e o quanto isso está ligada ao aprimoramento técnico, coisa que concordo totalmente.

O outro livro, que recomendo muitíssimo, é o do Klauss Vianna, "A Dança".
A primeira parte é sua autobiografia e na segunda parte, ele fala de forma bem livre sobre seu método. Klauss foi o pioneiro no estudo do movimento e na conceituação de um trabalho corporal que exprime o universo interior dos praticantes.

Ele defende que a técnica sozinha é, apenas, reprodução de formas e que o que dá autenticidade a um movimento é o poder que alguém tem de expressar uma emoção por conseguir vivê-lo intensamente. Logo, ele defende que a busca pelo autoconhecimento é fundamental para tentar dançar de forma plena.

O livro é pequeno, mas lotado de conteúdo e reflexão. A questão mais importante não é o método dele em si, mas como ele criou o próprio método de dançar e dar aulas a partir da sua crítica com relação à maneira como a dança era trabalhada na época.

Enfim, curti muito esses dois livros e são candidatos para serem relidos, eventualmente. Super recomendo!

Bauce kabira,
Hanna Aisha

Um comentário:

  1. Adoro esse livro do Klauss, ele realmente foi um dos pioneiros a estudar o movimento, no Brasil. bjs

    ResponderExcluir